Edição Vol.1 No. 24 (2021)

ASPECTOS CENTRAIS DA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Resumo

Nesse artigo, serão descritos alguns dos aspectos considerados centrais na formação de professores, com vistas a fundamentar as discussões. Neste sentido, a formação de professores sempre esteve ligada à formação no sentido de se atualizar, reciclar, capacitar ou de manter uma educação contínua que permitisse passar para os professores aqueles conhecimentos e competências necessários ao aperfeiçoamento do processo de ensino. A formação de professores, nesse sentido, passa a ser encarada como um expediente na busca de novos conhecimentos teórico-metodológicos para o desenvolvimento profissional em tempos de mudança. Para dar conta de situar melhor a discussão em torno da formação, vamos inicialmente pontuar um esforço de conceituação do próprio termo formação e uma delimitação conceitual como ponto de partida para discutir as bases teóricas da formação continuada de professores, em seguida discute-se as principais abordagens da formação continuada.

Publicado

23 de jul. de 2023

Seção

Autores

Arquivo