Ler Artigo Baixar Artigo

Titulo: OS SENTIDOS E FAZERES DA DOCÊNCIA NOS COTIDIANOS EDUCATIVOS

Resumo:

Atualmente, a formação docente segue parâmetros distintos daqueles situados na primeira metade do século passado. Pensar os sentidos que a docência tem para a vida de um professor num processo de introspecção representa na prática refletir sobre os fazeres da docência; significa mapear os múltiplos caminhos traçados durante o período da formação inicial, que se materializam nos cotidianos educativos, dos cursos de formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental chegando até os cursos de pós-graduação.

O texto que ora propomos tem como norte principal promover a ampliação de sentidos e significados da prática docente através de reflexões de duas professoras do Ensino Superior que atuam desde a graduação até os cursos de pós-graduação lato sensu, tanto na modalidade presencial como a distância.

Com o objetivo de promover a reflexão sobre a aprendizagem de ser professor no Ensino Fundamental, que, independentes das políticas vigentes, ainda existem um percentual significativo de alunos interessados em ingressar na profissão docente, que ao terminarem o Ensino Médio buscam o curso de Pedagogia para dar continuidade ao processo de formação da profissão docente. 

Assim, objetivamos compreender os sentidos e fazeres da docência e os desafios vividos no contexto da profissão, no âmbito da universidade, e pelas quais damos início a um processo de aprendizagem com os alunos, quando o colocamos em condições de desenvolver a sua futura prática profissional.