OS SENTIDOS E FAZERES DA DOCÊNCIA NOS COTIDIANOS EDUCATIVOS
Autor(es): Carla Figueira de Souza, Maria das Graças Souza Oliveira, Geloesse Correia Gomes Freitas

Atualmente, a formação docente segue parâmetros distintos
daqueles situados na primeira metade do século passado. Pensar os
sentidos que a docência tem para a vida de um professor num
processo de introspecção representa na prática refletir sobre os
fazeres da docência; significa mapear os múltiplos caminhos traçados durante o período da formação
inicial, que se materializam nos cotidianos educativos, dos cursos de formação de professores para as
séries iniciais do ensino fundamental chegando até os cursos de pós-graduação.
O texto que ora propomos tem como norte principal promover a ampliação de sentidos e
significados da prática docente através de reflexões de duas professoras do Ensino Superior que atuam
desde a graduação até os cursos de pós-graduação lato sensu, tanto na modalidade presencial como a
distância.
Com o objetivo de promover a reflexão sobre a aprendizagem de ser professor no Ensino
Fundamental, que, independentes das políticas vigentes, ainda existem um percentual significativo de
alunos interessados em ingressar na profissão docente, que ao terminarem o Ensino Médio buscam o
curso de Pedagogia para dar continuidade ao processo de formação da profissão docente.
Assim, objetivamos compreender os sentidos e fazeres da docência e os desafios vividos no
contexto da profissão, no âmbito da universidade, e pelas quais damos início a um processo de
aprendizagem com os alunos, quando o colocamos em condições de desenvolver a sua futura prática
profissional