OLHARES SOBRE O USO DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: INTERFACES ENTRE GRAMÁTICA E CULTURA ESCOLAR
Autor(es): Carla Figueira de Souza, Elisandra Barbosa Cabral, Maria das Graças Souza Oliveira, Maria Beatriz Pereira da Silva, Geloesse Correia Gomes Freitas

Em nossa sociedade atual ainda existe uma cultura implícita de que o texto literário facilita a leitura no processo de aprendizagem escolar; de forma que todo texto utilizado em sala de aula passa anteriormente por um processo de seleção. Assim, para que um texto seja entregue e trabalhado com os alunos, algumas prerrogativas devem ser preenchidas, tais como: o conteúdo do texto em si, a temática abordada, a intenção do docente ao apresentar o texto, a integração do texto com o aluno, entre outras. Dessa maneira, a decisão do docente na determinação do que usar ou não como material didático exige muita habilidade e dedicação.

O interesse pelo tema surgiu da necessidade de compreender a cultura escolar, uma vez que as informações chegam hoje à de aula sem muito esforço pelos meios tecnológicos, fazendo com que a leitura, como compreensão crítica da realidade, fique muitas vezes renegada a segundo plano, tornando-se, cada vez mais, um desafio para despertar a compreensão, a assimilação e a construção de conhecimentos. O presente artigo tem como objetivo analisar os modos de trabalho com o texto literário na escola secundária brasileira, em especial, no ensino de jovens.