Edição Vol.2 No. 20 (2018)

“NIVELAMENTO” NO PROCESSO ACADÊMICO : CRÍTICA E PROPOSTA DE NOVA PERSPETIVA DE SUPERAÇÃO DA CONCEPÇÃO MECÂNICA DE FORMAÇÃO DOS ALUNOS EM NÍVEL SUPERIOR

Resumo

A instituição dos chamados Programas de “nivelamento” no processo de formação superior denuncia deficiências no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais de grande parte dos alunos oriundos não só do Ensino Médio, mas, de um modo geral, da Educação Básica. Na realidade, o termo “nivelamento” entre aspas chama a atenção para a inadequação do termo, uma vez que o processo de produção do conhecimento é infinitamente diversificado em cada indivíduo ou grupos de indivíduo em função das diferentes experiências, desenvolvimento sócio-cultural e cognitivo. A concepção de “nivelamento” nega as diferenças individuais e as possibilidades de superação de cada um. Neste sentido, o termo “nivelamento” nega, também as capacidades criativas de indivíduos de diferentes culturas e enfatiza o conhecimento como um processo burocrático, automatizante das estruturas mentais e práticas das pessoas. A concepção deste projeto é de apoio ao desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas e sociais dos indivíduos para superação de suas dificuldades de aprendizagem, não para atingir uma referência-padrão, mas para atingir seu próprio padrão, levando em conta sua diversidade cultural e ampliando-a individual e coletivamente

Publicado

21 de jul. de 2023

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