Edição Vol.2 No. 22 (2019)

DOCÊNCIA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Resumo

Sabe-se que a Educação eleva os sentimentos humanísticos na cultura humana e o conduz no caminho da compreensão e no modo de ser e agir no mundo. Ao educador, cabe orientar, despertar, conduzir o educando ao discernimento e mostrar horizontes a serem buscados em prol do seu bem-estar e da comunidade em que está inserido. É assim que a prática educativa através do estágio supervisionado ganha um sentido humanizador, que tem como objetivo formar o sujeito humano como ser social e historicamente situado e informado, pois os educadores “[...] numa visão emancipatória, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas”. (GADOTTI, 2009, p.10). Inspirado nessas ideias, Albuquerque (2018, p.97), também se preocupa dizendo que“a educação acontece como parte da ação humana de mudar a natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos, trazendo-lhes para o campo da compreensão e da experiência humana de estar no mundo e participar da vida”. Essas informações são imprescindíveis para a docência, pois se complementam no processo de busca da interpretação da realidade e da construção do conhecimento, onde fazem fluir os saberes (não o dado, a informação e opuro conhecimento), porque constroem sentido para o estágio supervisionado, para a vida das pessoas e para a ação humana. Nos últimos anos, os estágios foram marcados por alterações legais e curriculares, que determinam a ação educativa, sobretudo, no campo da formação docente. Entretanto, é necessário reconhecer que legalmente houve avanços, sobretudo, em considerar o estágio como um ato educativo que têm uma dimensão prática que deve ser trabalhada de forma permanente e contínua durante a trajetória de formação docente. O Estágio Supervisionado possuem componentes curriculares capazes de possibilitar a construção de saberes necessários ao processo formativo, bem como, formarprofissionais competentes para a vida cidadã, capazes de solucionar os desafios existentes na formação.