O DIREITO À AUTODEFESA VERSUS O (IN)ACESSO À EDUCAÇÃO. UMA ANÁLISE DE FABIANO NO CAPÍTULO “A CADEIA” EM VIDAS SECAS DO AUTOR GRACILIANO RAMOS.
Abstract
The present work aims to problematize the interdisciplinary relatioship between Law and Literature from Graciliano Ramos novel “Vidas Secas”, focusing mainly on the convergences with constitutionalism, the right to self-defense and education related to the Fabiano character. Thus, the objective is to dissert on the constitutional principle of the broad defense against (in)acess to Education as a determing factor for the non-self-defense of the character “ A Cadeia” present in the work “Vidas Secas” by author Graciliano Ramos, in view of the vocabulary poverty use for its communication with the others characters. The articule is organized in four topics, in wich the first presents a definition of the constitutional principle of broad defense along with the approach to the right to self-defense. In the second there is a brief summary of the work “Vidas Secas”. In the third topic we have the moment of
Resumo
O presente trabalho visa problematizar a relação interdisciplinar entre Direito e Literatura a partir do romance “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, com enfoque principal nas convergências com o constitucionalismo, o direito a autodefesa e educação relacionadas ao personagem Fabiano. Assim, objetiva-se dissertar sobre o princípio constitucional da ampla defesa frente ao (in)acesso à Educação, como fator determinante, para a não realização da autodefesa do personagem Fabiano, no capítulo “A Cadeia” presente na obra “Vidas Secas do autor Graciliano Ramos”, tendo em vista a pobreza vocabular utilizada para a sua comunicação com os demais personagens. O artigo está organizado em quatro tópicos, em que no primeiro apresenta-se uma definição do princípio constitucional da ampla defesa junto a abordagem sobre o direito à autodefesa. Já no segundo, um breve resumo da obra “Vidas Secas”. No terceiro tópico temos o momento da prisão de Fabiano e, seu desejo de autodefender-se tolhido em razão do seu (in)acesso à educação e, sua pobreza vocabular no capítulo “A Cadeia”. O quarto tópico traz uma abordagem acerca do abuso de autoridade do soldado amarelo e a culpa do Estado na ótica do personagem Fabiano.
Keywords (ENG)
Self defense, Education, Right
Keywords (PT)
Autodefesa. Educação. Direito