OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E SEUS NOVOS DESAFIOS: da sua natureza jurídica ao combate à covid-19 no município de Barra do Corda -MA
Autor(es): Antonia Maria Pereira da Costa

O presente artigo pretende levantar a importância do Agente Comunitário de Saúde no ordenamento jurídico brasileiro e, para isto, se faz necessário compreender sua origem, atuação e legislações pertinentes no âmbito da saúde pública.
Desse modo há de se considerar o levantamento de seus aspectos históricos como a trajetória histórica da saúde no Brasil; a criação do Programa Agente Comunitário de saúde - PACS, e a posição do Agente Comunitários de Saúde nos municípios, destacando-se o Município de Barra do Corda-MA de forma pontual até chegar à sua Natureza Jurídica e o seu atual papel de combate à pandemia do novo coronavírus – COVID-19.
Diante da concepção sobre a constituição do ser humano sob as mais diversas ordens, considera-se importante destacar a necessidade de se conhecer e reconhecer um protagonista nas interfaces com o trabalho preventivo da saúde e do controle de endemias da sociedade, qual seja o Agente Comunitário de Saúde.
Este artigo delineia um esquema de pontos básicos acerca das condições de trabalho, seleção, admissão, regime jurídico, regime previdenciário, natureza  jurídica, e por fim, a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), fundamentada na assistência multiprofissional em saúde da família, os novos deveres de educador popular, a situação deste profissional no Município de Barra do Corda-MA e os desafios do Novo Coronavírus-(COVID19).
Desta forma, esta pesquisa se ocupou de analisar as discussões doutrinárias acerca da Natureza Jurídica destes profissionais, a sua importância e função social, a verificação de algumas práticas abusivas da gestão de saúde a sensibilidade crítica do público envolvido no tocante a função de Educador Popular. Para a obtenção dos dados apresentados na pesquisa foi utilizado o método de pesquisa descritiva, ao passo que realizou-se oficinas educativas para fins
informativos da natureza jurídica destes profissionais no Munícipio de Barra do Corda-MA,bem como, a aplicação de questionários na perspectiva de avaliar o conhecimento aplicado. Por conseguinte, é possível observar que os fenômenos que surgem da relação entre o ACS e o seu labor, desmistificam uma problemática vigente, acerca de sua função como Educador Popular.
Ademais, a pesquisa demonstrou a necessidade de se conhecer a natureza jurídica dessa categoria, pretendendo, portanto, incentivar a partir daqui um conhecimento e uma vivência mais articulada no tocante ao tema.
Desta feita dividiu-se este artigo em dois capítulos, onde o primeiro versa sobre quem é o agente comunitário de saúde do município de Barra do Corda no Estado do Maranhão. O segundo capítulo apresenta as formas de contratação dos ACSs no Município de Barra do Corda