Ler Artigo Baixar Artigo

Titulo: OLHARES SOBRE O USO DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: INTERFACES ENTRE GRAMÁTICA E CULTURA ESCOLAR

Resumo:

Em nossa sociedade atual ainda existe uma cultura implícita de que o texto literário facilita a leitura no processo de aprendizagem escolar; de forma que todo texto utilizado em sala de aula passa anteriormente por um processo de seleção. Assim, para que um texto seja entregue e trabalhado com os alunos, algumas prerrogativas devem ser preenchidas, tais como: o conteúdo do texto em si, a temática abordada, a intenção do docente ao apresentar o texto, a integração do texto com o aluno, entre outras. Dessa maneira, a decisão do docente na determinação do que usar ou não como material didático exige muita habilidade e dedicação.

O interesse pelo tema surgiu da necessidade de compreender a cultura escolar, uma vez que as informações chegam hoje à de aula sem muito esforço pelos meios tecnológicos, fazendo com que a leitura, como compreensão crítica da realidade, fique muitas vezes renegada a segundo plano, tornando-se, cada vez mais, um desafio para despertar a compreensão, a assimilação e a construção de conhecimentos. O presente artigo tem como objetivo analisar os modos de trabalho com o texto literário na escola secundária brasileira, em especial, no ensino de jovens.